Simone Índio...A clareza nasce do silêncio, da paz e da busca interior...


15/02/2009


  A SABEDORIA DA INCERTEZA

            (Deepack Chopra)

As pessoas buscam constantemente a segurança. Você descobrirá que buscar segurança é, na verdade, uma coisa muito efêmera. Até o apego ao dinheiro é sinal de insegurança. Você poderia dizer: “quando eu tiver X milhões de dólares, estarei seguro, serei financeiramente independente e poderei me aposentar; aí poderei fazer o que realmente desejo”. Mas isso nunca acontece - nunca acontece.
Aqueles que buscam segurança perseguem-na por todo a vida e nunca a encontram. Ela é sempre ilusória, efêmera, porque a segurança nunca pode vir só do dinheiro. O apego ao dinheiro criará sempre insegurança, por mais que você tenha no banco. De fato, as pessoas que têm mais dinheiro são as mais inseguras.
A busca de segurança é uma ilusão. Para a tradicional sabedoria ancestral, a solução deste dilema está na sabedoria da insegurança, ou na sabedoria da incerteza. Isso quer dizer que a busca de segurança e de certeza é, na verdade, um apego ao conhecido. E o que é ele, afinal ? O conhecido é o nosso passado. O conhecido nada mais é que a prisão dos velhos condicionamentos. Não há nenhuma evolução nisso - absolutamente nenhuma. E quando não há evolução, há estagnação, desordem, ruína.
A incerteza, por sua vez, é terreno fértil para a criatividade e para a liberdade. Incerteza significa entrar no desconhecido em todos os momentos de nossa existência. O desconhecido é o campo de todas as possibilidades, sempre frescas, sempre novas, sempre abertas para a criação de novas manifestações. Sem a incerteza e o desconhecido, a vida é apenas a repetição viciada de memórias velhas. Você cai vitima do passado e seu torturador de hoje é o que sobrou de você ontem.
Renuncie ao seu apego ao conhecido, entre no desconhecido e você estará no campo de todas as possibilidades. A mera disponibilidade de entrar no desconhecido lhe oferecerá a sabedoria da incerteza que há nele. Isso significa que todos os momentos da vida você terá excitação, aventura, mistério. Experimentará a diversão da vida - a magia, a celebração, o contentamento, a exultação de seu próprio espírito.

Escrito por sindio às 11h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, BELO HORIZONTE, Mulher, de 46 a 55 anos, Portuguese, Livros, Informática e Internet
MSN -

Histórico